O cenário brasileiro de um crescente aumento no número de pessoas obesas pede que, como profissionais da Psicologia, voltemos nossa atenção para esse importante tema a ser discutido em Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica.
Aumento de demanda
Entre 2008 e 2016, o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil, cresceu 163% segundo pesquisa, realizada em 2017, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Mas apesar do crescimento na demanda de Avaliação Psicológica para esse contexto, pesquisas revelam altas correlações no pós-operatório com suicídio, depressão, comportamento antissocial, entre outros. O que torna urgente a necessidade da discussão dessa temática visto que a cirurgia bariátrica tem como principal objetivo fornecer qualidade de vida aos pacientes que se submetem ao procedimento.
Outro ponto importante é a escassez de estudos e instrumentos que direcionam a prática. Então como nós, profissionais da Psicologia, podemos nos aproximar do contexto da obesidade e cirurgia bariátrica?
Instrumentalizar a prática
Diante desse importante tema, nosso dever é trabalhar no sentido de uma boa prática, da nossa responsabilidade social e ética profissional. Este curso vem para instrumentalizar a experiência teórico-prática, o trabalho multidisciplinar e avaliações psicológicas direcionadas para o paciente obeso, contribuindo para o trabalho do psicólogo na avaliação pré-operatória para bariátrica. Da mesma forma, direciona nossa prática em relação à identificação de psicopatologias, entendendo quais deficiências técnicas e problemas éticos que envolvem o processo de Avaliação Psicológica e que podem impactar o adoecimento do paciente no pós-cirúrgico.
Inscreva-se no curso: Avaliação e Acompanhamento Psicológico na Cirurgia Bariátrica
Proposta do curso
Através da experiência da ministrante, o curso também buscará demonstrar a técnica e vivência prática dentro do hospital geral, de pacientes que sofrem de obesidade e são encaminhados para a cirurgia bariátrica e possibilitar a compreensão do funcionamento emocional e comportamental do paciente obeso, a importância do atendimento psicológico à longo prazo, o atendimento psicológico ao familiar do paciente e a continuidade do acompanhamento psicoterápico após a realização do procedimento cirúrgico.
Como profissionais da saúde precisamos estar cientes da riqueza desta contribuição no contexto da cirurgia bariátrica, aproximando a psicologia da área médica em um trabalho multidisciplinar, mostrando a importância do papel do psicólogo para o sucesso no tratamento à obesidade.
Conteúdo Programático
- O paciente obeso
- Distúrbios emocionais e comportamentais que envolvem este contexto;
- Avaliação pré e pós-operatória da cirurgia de obesidade;
- Sou obeso, mas tenho condições psicológicas de enfrentar a cirurgia de redução de estômago?
- Quais critérios impedem a realização do procedimento cirúrgico?
- Realizei a cirurgia bariátrica e agora?
- Existe re-ganho de peso?
- De que forma o acompanhamento psicológico poderá auxiliar?
Ministrante
Ma. Alessandra Wolf | Psicóloga – CRP 07/13360
Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pucrs. Pós-graduada em Psicologia Hospitalar pela Unisinos. Especialista em Psicologia Clínica pelo ITi-Poa. Formada pela Ulbra. Com atuação como coordenadora do serviço de psicologia dos Hospitais HU e HPSC de Canoas/RS por 7 anos. Psicóloga Clínica com atuação na área de Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica.
Outras informações
Local: Criciúma-SC e Osório-RS
Data: a definir mediante fechamento de turma por pré-inscrição
Duração: 1 encontro – 8h30min às 18h.
Carga horária: 8hrs
Ficou interessado? Preencha a ficha de pré-inscrição sinalizando o seu interesse e entraremos em contato com você para mais informações.