Janeiro Branco – “Quem cuida da mente, cuida da vida”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
A Campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, chama atenção dos psicólogos e demais profissionais da saúde...

A Campanha Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, chama atenção dos psicólogos e demais profissionais da saúde e a população em geral, a terem foco nas doenças emocionais e psiquiátricas que acometem cada vez mais pessoas. Dentre várias doenças psíquicas o transtorno depressivo é um distúrbio afetivo que desencadeia o humor deprimido, perda de interesse nas atividades rotineiras, choro fácil, tristeza, alteração do sono e do apetite, ideia de culpa e inutilidade e baixa autoestima. Esses e outros sintomas da depressão podem culminar, em algumas pessoas, ideias suicidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte em todo o mundo e que pode chegar a 800 mil pessoas mortas por ano.

A campanha convoca a todos a realizar ações de políticas públicas na promoção e prevenção de futuras doenças causadoras da infelicidade de muitos. Por meio de divulgações nas redes sociais, palestras e distribuições de panfletos com dicas de qualidade de vida o projeto recebe apoiadores de instituições da saúde e educacionais.

O mês de janeiro é escolhido para se iniciar projetos, realizar algumas mudanças, trocar de emprego ou resolver questões pendentes. É também o mês de cuidar da saúde mental, como procurar o tratamento psicológico, por exemplo.

A psicoterapia tem como objetivo auxiliar o cliente a ter consciência de si mesmo e do meio onde vive, oferecer suporte psicológico com intuito de fortalecer a capacidade de resiliência ao lidar com situações de estresse, por consequente, contribuir para que o cliente seja responsável na tomada de escolha, como também, favorecer na constituição da subjetividade do indivíduo, o que faz melhorar a qualidade de vida e bem-estar do cliente.

Dicas de prevenção a saúde mental e emocional:

  • Nada é impossível quando o desejo vem de si mesmo.
  • Acredite em seu potencial, não desista de seus sonhos.
  • Reescreva suas metas sempre quando necessário.
  • Permita-se conhecer a ti mesmo, concentra-se em seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.
  • Reorganize sua mente para pensamentos positivos, isto pode favorecer em uma autoconsciência plena e adequada para ter um bem-estar.

Maria Aparecida Mautoni
CRP:12/16942

Contato: (48)9.8856-3864 | (48) 3411-5983
E-mail: aparecidamautoni@yahoo.com.br

InCEAP

InCEAP

Deixe um comentário

×
Seja bem vindo!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie um e-mail para
contato@inceap.com.br

× Como posso te ajudar?